Bibliografia Recomendada
Segue abaixo uma lista de livros que são importantes referências que tratam sobre BPM e assuntos ligados a processos. Não pretende ser exaustiva, mas contém um apanhado das melhores referências. Atualizações na lista podem ocorrer a qualquer momento.
GERAL – Sobre BPM / Processos
(*NOVO*) ABPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – (BPM CBOK®). Versão 3.0. 2013. ABPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – (BPM CBOK®). Versão 2.0. 2009.
ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo Organizacional: Como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva, 2007.
ANDRADE, Aurélio L. et al. Pensamento Sistêmico – caderno de campo. Porto Alegre: Bookman, 2006.
AROUXA, Deborah. BSC em BPM: desmistificando conceitos para concretizar sonhos. Ed. Bookess, 2012.
BALDAM, R.; VALLE, R.; PEREIRA, H.; HILST, S.; ABREU, M.; SOBRAL, V. Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management). 2.ed. São Paulo: Erica, 2008.
BROCKE, Jan vom; SEIDEL, Stefan; RECKER, Jan. Green Business Process Management: Towards the Sustainable Enterprise. Springer, 2012.
BURLTON, Roger. Business Process Management: Profiting From Process. Indianápolis: Editora Sams, 2001.
CAPOTE, Gart. BPM para Todos. Ed. Bookess, 2012.
CAPOTE, Gart. Guia Para Formação de Analistas de Processos. Ed. Bookess, 2011.
(*NOVO*) CAPOTE, Gart. Medição de Valor de Processos Para BPM. Ed. Bookess, 2013.
CRUZ, Tadeu. O Teatro Organizacional: construindo e implantando processos de negócio. Rio de Janeiro: e-papers, 2006.
CRUZ, Tadeu. Sistemas, métodos & processos: administrando organizações por meio de processos de negócios. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
CRUZ, Tadeu. Workflow II: A Tecnologia que Revolucionou Processos. RJ: e-papers. 2004.
CRUZ, Tadeu. BPM & BPMS: Business Process Management & Business Process Management Systems. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
CURTICE, Robert M. Fundamentals of Process Management: Best Practices in Optimizing Cross-Functional Business Processes, Performance Improvement Associates, October 2003.
DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de Processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
DAVENPORT, T.H. Process Inovation. Boston: Harvard Business School Press, 1993.
DAVENPORT, Thomas; SHORT, James. The New Industrial Engineering: Information Technology and Business Process Redesign. Sloan Management Review, Summer 1990.
DEBEVOISE, T. Business Process Management with a Business Rules Approach: Implementing the Service Oriented Architecture. Roanoke, Virginia: Business Knowledge Architects, 2005.
DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos – uma abordagem da moderna administração. São Paulo. Editora Saraiva, 2008.
FRANZ, Peter; KIRCHNER, Mathias. Value-Driven Business Process Management. McGraw-Hill, 2012.
FINGAR, Peter; BELLINI, Joseph. The Real-Time Enterprise. Meghan-Kiffer Press, 2004.
FINGAR, Peter; SMITH, Howard. Business Process Management: The Third Wave. Meghan-Kiffer Press, 2003.
(*NOVO*) FINGAR, Peter; ODELL, James; SINUR, Jim. Business Process Management: The Next Wave. Meghan-Kiffer Press, 2013.
JESTON, John; NELIS, Johan. Business Process Management – Practical Guidelines to Successful Implementations. 2. ed. Oxford, UK: Elsevier Ltd., 2008.
JOHANSSON, H. J.; McHUGH, P.; PEDLEBURY, A. J.; WHELLER A. W.. Processos de negócios: Como criar sinergia entre a estratégia de mercado e a excelência operacional. São Paulo: Pioneira, 1995.
GOLDRATT, E. M., FOX, R. E., A meta. São Paulo : Educator, 1984. GOLDRATT, E. M. Não é sorte: a aplicação dos processos de raciocínio da teoria das restrições. São Paulo: Nobel, 2004.
HAMEL, Gary. Leading the Revolution. Harvard Business School Press, 2000.
HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: Revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças de gerência; tradução de Ivo Korytowki. 23 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
HAMMER, Michael. A Agenda: o que as empresas devem fazer para dominar esta década. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
HARMON, P. Business Process Change: A Manager´s Guide to Improving, Redesigning and Automating Processes. San Francisco: Elsevier, 2003.
KEYTE, Beau; LOCHER, Drew. The Complete Lean Enterprise: Value Stream Mapping. Productivity Press, 2004.
KHAN, R.N. Business Process Management: A practical Guide. Tampa, Florida: Meghan-Kiffer Press, 2004.
KRAFZIG, D.; BANKE, K.; SLAMA, D.. Enterprise SOA: Service-Oriented Architecture Best Practices. Indianapolis: Prentice Hall, 2004.
LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Management Information Systems: managing the digital firm. 8.ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2004.
MADSON, Daniel J. Process Mapping, Process Improvement and Process Management, Patton Press, 2005.
MARANHÃO, Mauriti; MACIEIRA, Maria Elisa Bastos. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2010.
OSTROFF, F. The Horizontal Organization: What the Organization of the Future Actually Looks Like and How it Delivers Value to Customers. Oxford University Press, 1999.
PAIM, Rafael et al; Gestão de Processos – Pensar, Agir e Aprender. Ed. Bookman, 2009.
PYZDEK, Thomas ; KELLER, Paul. The Six Sigma Handbook. Third Edition. McGraw-Hill, 2009.
ROSS, R.G. Business Rule Concepts: getting to the point of knowledge. Third Edition. Business Rule Solutions, LLC and its licensors, 2009.
ROSS, R.G. Principles of the Business Rule Approach. Boston: Addison-Wesley, 2003.
RUMMLER, Geary A.; BRACHE, Alan P.. Improving Performance: How to Manage the White Space in the Organization Chart, 2. ed. Jossey-Bass , 1995.
RUMMLER, Geary A.; BRACHE, Alan P.. Melhores desempenhos das empresas: uma abordagem prática para transformar as organizações através da reengenharia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
(*NOVO*) SLAMA, Dirk; NELIUS, Ralph; SOMALWAR, Kiran. Enterprise BPM: strategies and best practices for company-wide Business Process Management. 2013.
SMITH, Dick et al. Strategic Six Sigma; Best Practices from the Executive Suite. Wiley, 2002.
SPANYI, Andrew. Business Process Management is a Team Sport – Play It to Win!; Anclote Press, 2003.
SPANYI, Andrew. More for Less: The Power of Process Management. Meghan Kiffer Press, 2006.
SWENSON, Keith. D. Mastering the Unpredictable: how Adaptative Case Management will revolutionize the way that knowledge workers get things done. Meghan-Kiffer Press, 2010.
(*NOVO*) TAYLOR, James. Dicision Management Systems: a practical guide to using business rules and predictive analytics. IBM Press, 2012
Sobre BPMN
ALLWEYER, Thomas. BPMN 2.0: Introduction to the standard for business process modeling. Norderstedt: Thomas Allweyer, 2009.
OMG. BPMN 2.0 by Example, V2.0., 2010. Disponível em: http://www.bpmn.org/. OMG.
Business Process Model and Notation (BPMN) version 2.0., 2011. Disponível em: http://www.bpmn.org/.
SHAPIRO, Robert et al. BPMN 2.0 Handbook. Florida: Future Strategies, 2011.
SILVER, Bruce. BPMN Method & Style: with BPMN implementer´s guide. 2º ed. USA: Cody-Cassidy Press, 2011. WHITE, S.; MIERS, D. BPMN – Modeling and Reference Guide. Lighthouse Point, Florida: Future Strategies Inc, 2008.
Sobre estratégia empresarial / Balanced Scorecard
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.. Alinhamento. Rio de Janeiro: Ed. Campus, Rio de Janeiro, 2006.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.. Mapas Estratégicos: Convertendo Ativos Intangíveis em Resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2004.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.. Organização Orientada para a Estratégia. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2000.
MINTZBERG, Henry et al. Safári de Estratégia. Porto Alegre, Ed. Bookman, 2000.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MINTZBERG, Henry; LAMPEL, Joseph; QUINN, James Brian; GHOSHAL, Sumantra. O Processo da Estratégia: Conceitos, Contextos e Casos Selecionados. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2006.
PORTER, Michael E.. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1991.
PORTER, Michael E.. Vantagem Competitiva. Rio Janeiro: Ed. Campus, 1989.
TOWERS, Steve. OUTSIDE-IN: the secret of the 21st century Leading Companies. BP Group Publishing, 2010.
ULRICH, Dave; BECKER, Brian E., HUSELID, Mark A.. Gestão Estratégica de Pessoas com ‘Scorecard’ – Interligando Pessoas, Estratégias e Performance. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001.